Make your own free website on Tripod.com

Auxilio visual para aulas de

Leite – ECONOMIA FINANCEIRA – UFPB: 2000.

 

5.4 – Projetos Altenativos

 

 

1. Curvas de Valor Atual

 

1. Projetos Alternativos: Considerem-se os projetos A e B abaixo com fluxos de caixa diferentes e prazos iguais:

 

 


 

 

 

2. Curvas Diferentes: Projetos diferentes produzem curvas de valor atual diferentes em virtude de diferenças de custo (escala), fluxos de caixa, valor residual e prazos de aplicação (vida útil).

 

3. Implicação: Os projetos A e B tem valores atuais diferentes para a mesma taxa de desconto ou taxas de descontos diferentes para o mesmo valor atual. Portanto, torna-se difícil utilizar os métodos de EVA e TIR para selecionar o melhor projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


i

 
 


2. Avaliação de Projetos Alternativos

 

1.                 Taxa Crítica de Fisher: O método utilizado para avaliar os projetos alternativos é o de determinação da taxa critica de Fisher que corresponde à taxa que torna os seus valores atuais iguais  (no ponto de interseção das duas curvas de valores atuais).

 

2.                 Investimento Incremental: Para obtenção da taxa critica, usa-se o método do investimento incremental que corresponde ao valor atual líquido de um projeto C dado pela diferença entre os fluxos de caixa dos projetos A e B:

 

 

3. Função da  Taxa Crítica:  A taxa crítica serve para diferenciar os projetos, pois, se a taxa de desconto aplicada for maior que a taxa crítica (i>ic),  o projeto A será melhor em termos de seu valor atual. Se i<ic , o projeto B será melhor pela mesma razão.